Objetivo

O curso tem como objetivo a formação e a instrumentalização de psicólogos na competência da Avaliação Psicológica na infância e na adolescência.

Enfatiza-se a construção de uma avaliação psicológica que permita, a partir de técnicas especificas e de um padrão ético, identificar as diferenças individuais como capacidades e características de personalidade permitindo a elaboração de psicodiagnósticos além de contribuições no âmbito jurídico, na área neuropsicológica e na orientação vocacional.

Conteúdo Programático

- Fundamentos da Avaliação Psicológica

- Histórico da avaliação psicológica no mundo e no Brasil
- Fundamentação teórica e aplicação das práticas atuais 
- Passos do psicodiagnóstico
- Atitudes ético profissionais no psicodiagnóstico

- Introdução à Psicopatologia

- Exame do estado mental
- Estudo teórico clínico dos principais transtornos de personalidade baseados em critérios diagnósticos
- Critérios de uso do DSM 5 e CID

- Desenvolvimento Neuropsicológico

- Aspectos do Desenvolvimento 
- Neuroplasticidade

- Neuropsicologia das funções executivas

- Cognição, neuropsicologia e aprendizagem

- Avaliação Cognitiva

- Concepções teóricas da inteligência
- Principais instrumentos adaptados para avaliação de inteligência em crianças e adolescentes
- Atividades teórico práticas para conhecimento dos instrumentos

 

- Avaliação Neuropsicológica

- Avaliação Neuropsicológica

- Neuropsicologia no Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

- Aspectos neuropsicológicos do Autismo

- Aspectos neuropsicológicos da dislexia

- Introdução a Técnicas e Instrumentos Projetivos

- Histórico das técnicas projetivas
- Fundamentos e bases teóricas das técnicas projetivas
- Conhecimentos sobre a aplicação, levantamento e interpretação

- Técnicas e Instrumentos Projetivos

- Fundamentos e bases teóricas das técnicas projetivas gráficas
- Fundamentos e bases teóricas das técnicas projetivas de contação de histórias
- Conhecimentos sobre a aplicação
- Levantamento e interpretação

- Elaboração de Documentos

- Tipos de documentos de psicodiagnóstico
- Elaboração técnica e legal de documentos escritos decorrentes do processo de avaliação psicológica
- Aspectos éticos na elaboração dos documentos

- Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico

- Tipos de entrevista psicológica no psicodiagnóstico
- Aspectos técnicos da entrevista psicológica
- Ética na entrevista psicológica
- Aplicabilidade da entrevista psicológica

- Orientação Profissional

- Evolução da Orientação Profissional
- Técnicas e instrumentos para o contexto clínico
- Técnicas e instrumentos para o contexto escolar
- Instrumentos de mensuração de eficácia das intervenções
- Novo mercado de trabalho e o futuro das profissões

- Escrita Científica

- Método científico
- Etapas da elaboração de trabalhos acadêmicos
- Redação de artigos
- Condução e preparação de apresentações
- Principais orientações para um bom artigo

- Técnicas e contextos diversos

- Ampliação do conhecimento na prática da avaliação psicológica
- Provas piagetianas
- Avaliação terapêutica
- Avaliação em perícia judicial
- Testes complementares e em outros tipos de contextos

Especialização em
Avaliação Psicológica
na Infância e Adolescência

Coordenação

Psic. Me. Vivien Rose Bock - Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia, com formação em Psicoterapia de Família e Casal. Atuou por mais de 14 anos como psicóloga do Colégio Pastor Dohms em Porto Alegre e foi professora em Psicologia da PUCRS e da UFRGS, responsável pelas disciplinas em Psicologia Escolar e Avaliação Psicológica em Orientação Profissional. Hoje atua como coordenadora e professora do CAPE e da Faculdade Monteiro Lobato. Além de realizar atendimento clínico, é consultora e palestrante em instituições de ensino de Porto Alegre, São Paulo e interior do Rio Grande do Sul.

Público Alvo

Profissionais graduados em Psicologia, ou estudantes que concluam o curso de graduação até Março/2020 

Carga Horária e Duração

O curso tem duração de 23 meses, com encontros em um final de semana por mês - sexta das 18h30 às 21h45 e no sábado seguinte das 09h às 17h45 - início em 20 de março de 2020

Curso presencial em Porto Alegre - RS

Corpo Docente Convidado

Aline Marasca

Psicóloga, Especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. É mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do GEAPAP - Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. É supervisora de estágio no Centro de Avaliação Psicológica (CAP) da UFRGS. Possui experiência em clínica e avaliação psicológica em diferentes contextos. 

Andreia Mello de Almeida Schneider

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia. É membro do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS) e realiza pesquisa com o Rorschach, sistema R-PAS, sob a coordenação do Prof. Gregory J. Meyer (University of Toledo). É membro Associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre-CEPdePA e da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos e possui proficiência em aplicação e codificação do Rorschach (R-PAS). Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em psicanálise e avaliação psicológica/técnicas projetivas.

Luciana Shermann Azambuja

Psicóloga, mestre e doutora em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS. É Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em
Medicina/Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS). Atualmente faz parte do corpo clínico do Hospital São Lucas PUCRS, é
Neuropsicóloga do Centro Clínico da PUCRS e Coordenadora Científica do Centro de Neuropsicologia, Comportamento e Cognição.
Tem experiência na área de Neuropsicologia, Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica, atuando principalmente
nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, avaliação do desenvolvimento neuropsicolotor, esclerose múltipla,
envelhecimento cognitivo e demências.

Patrícia Bock Bandeira

Mestre em Psicologia pela PUCRS, atua como consultora de carreira e gestora do Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar. É pesquisadora associada do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS, membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional e do Instituto de Estudos Empresariais. Coautora do livro Técnicas e Medidas em Orientação Profissional e de Carreira, da Vetor Editora, atua como docente em cursos de pós-graduação das faculdades Monteiro Lobato, PUCRS e UniNorte e como consultora em desenvolvimento organizacional pela Mariot. 

Paula Grazziotin Silveira Rava

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicologia Moral e Epistemologia Genética.

Prisla Ucker Calvetti

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela PUCRS e pós-doutora formada pela UFRGS. Membro afiliada das entidades científicas Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), atua como professora de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA e na Especialização em Psiquiatria do IBCMED - Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek. É supervisora clínica da SEMEAR - Psicologia e Neurociência.

Samantha Dubugras Sá

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela PUCRS. Atua como psicóloga clínica e como docente na graduação e pós-graduação na PUCRS, IMED, Faculdade Meridional e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia e Psicodiagnóstico, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica/perícia, avaliação psicológica, suicídio, homicídio, homicídio seguido de suicídio, comportamentos violentos, depressão e violência doméstica.

Vivien Rose Bock

Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia, com formação em Psicoterapia de Família e Casal. Atuou por mais de 14 anos como psicóloga do Colégio Pastor Dohms em Porto Alegre e foi professora em Psicologia da PUCRS e da UFRGS, responsável pelas disciplinas em Psicologia Escolar e Avaliação Psicológica em Orientação Profissional. Hoje atua como coordenadora e professora do CAPE e da Faculdade Monteiro Lobato. Além de realizar atendimento clínico, é consultora e palestrante em instituições de ensino de Porto Alegre, São Paulo e interior do Rio Grande do Sul.

 

Inscrições Abertas!

Turma 2020/1 em Porto Alegre 

Preencha o formulário para receber informações sobre o curso, valores, formas de investimento e os procedimentos de inscrição

Vagas limitadas! 

Solicite sua inscrição ou informações do curso
preenchendo os campos abaixo.

Informações, Valores e Inscrições

Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone: (51) 3516.5681

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br