Especialização em
Psicologia Escolar e Educacional

Turma 100% online

Teclado de Computador

O curso online mais completo do país, aliando o conhecimento teórico e prático da Psicologia para a atuação junto à comunidade escolar. 

Disciplinas do Curso

Teorias da Psicologia aplicadas ao Contexto Escolar
Conceitos básicos e aplicabilidade das principais teorias da Psicologia na escola: psicologia positiva, psicanálise, teoria cognitivo-comportamental e teoria sistêmica

Organização Escolar
A instituição Escola; as diferentes correntes escolares; construção do PPP; estrutura organizacional;  os diferentes papéis, cargos e funções escolares; psicologia Institucional

Psicologia escolar e educacional e ética na Educação 
O papel e história da Psicologia Escolar e Educacional; formas de atuação e projetos nos diferentes níveis escolares; psicologia crítica do fracasso/sucesso escolar; principais documentos utilizados na prática da Psicologia Escolar; ética na Educação e Psicologia Escolar

Psicologia Escolar na Educação Infantil
Desenvolvimento psicossocial do pré-escolar; o espaço educativo do berçário; o brincar sob a teoria de Winnicott; a construção da autonomia, limites e referenciais; habilidades sociais na Educação Infantil; ingresso e adaptação escolar; desenvolvimento da sexualidade infantil; intervenções e projetos psicopedagógicos na Educação Infantil

Psicologia Escolar no Ensino Fundamental
Desenvolvimento psicossocial do aluno na latência e na adolescência; sexualidade adolescente; intervenções e projetos para as transições de níveis no Ensino Fundamental, para o desenvolvimento de motivação escolar e de competências socioemocionais

Psicologia Escolar no Ensino Médio e Orientação Profissional na Escola
Prática da Psicologia Escolar no Ensino Médio; despedida da Escola; mercado de trabalho e carreiras contemporâneas; Teorias da Psicologia em Orientação Profissional: traço-fator, desenvolvimentista, life-design; Educação para a Carreira; técnicas e ferramentas para Orientação Profissional com alunos de Ensino Médio

Escola e Família: uma parceria possível
A família como um sistema; o Ciclo Vital da Família: ênfase em família com filhos pequenos e adolescentes; configurações familiares e estilos educativos; entrevista familiar: elementos importantes e cuidados a serem tomados; organização de reuniões entre família e escola

Psicologia Escolar em Instituições Públicas e Sociais 
O trabalho desenvolvido por instituições sociais ou poder público com crianças e adolescentes e as especificidades do trabalho; a Escola Pública e Projetos Sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes; famílias com direitos violados; educadores sociais; voluntariado; trabalho em Rede Intersetorial

Violência escolar e doméstica
Prevenção da violência escolar; a violência gerada pela escola; Bullying, Ciberbullying e intervenções; identificação e denúncia da Violência Doméstica contra crianças e adolescentes; educação para a paz

Relações Grupais na Escola
Compreensão dos sub-grupos escolares e as possibilidades de intervenção em seu processo; técnicas de diagnóstico grupais: sociograma e grupo focal; o Grupo Operativo segundo Pichon-Rivière e Bleger; características do grupo docente; técnicas de dinâmica de grupos para atender as principais demandas escolares

Professor: personalidade e desafios da profissão
A personalidade do professor; a influência do gênero na docência; motivação para ensinar; a escola como local de trabalho; a síndrome de Burnout: sintomas e prevenção

Gestão Escolar
Evolução da Gestão e sua Influência sobre a Escola; Gestão da Qualidade em Educação; Liderança no Contexto Escolar; Gestão de Pessoas em Educação; Gestão de Carreiras e Desenvolvimento Profissional

Psicopatologias e o Contexto Escolar
Psicopatologias e escola na contemporaneidade; principais características de depressão; automutilação, suicídio e projetos de prevenção; ansiedade, fobias, distúrbio do pânico e transtornos de personalidade; projetos de prevenção; acolhimento e encaminhamento de alunos sintomáticos

Transtornos de Aprendizagem
Visão geral dos transtornos de aprendizagem sob o DSM-5, principais características da dislexia, das dispraxias, da discalculia, de TDAH e dos distúrbios psicomotores; o papel dos professores na intervenção e prevenção dos transtornos de aprendizagem

Inclusão Escolar 
Processo histórico da inclusão escolar; legislação; papel da equipe escolar; diversidade e deficiência; características do público alvo da Educação Especial; recursos psicopedagógicos para a aprendizagem

Plataforma de Ensino IPGS

Marca IPGS horizontal.png

As aulas são realizadas na plataforma exclusiva da Faculdade IPGS, disponível 24h por dia, com encontros online para tirar dúvidas feitos ao vivo via Zoom.
 
O conteúdo do curso é disponibilizado 100% online, por meio de videoaulas, com artigos acadêmicos, instrumentos, ferramentas, vídeos e textos complementares - e você ainda pode esclarecer todas suas dúvidas por meio de encontros ao vivo realizados via Zoom.

Especialização credenciada no MEC

Professores com experiência em escolas

Não é necessário TCC ou monografia

Início das aulas em 30 de setembro

 

Inscrições e Informações

Preencha os campos abaixo para receber o programa completo do curso com informações sobre investimento ou mande sua dúvida para a gente:

Obrigado! Em breve vamos entrar em contato por e-mail (veja sua caixa de spam!)

Coordenação Acadêmica

Vivien Bock Psicologia Escolar.png

Psic. Me. Vivien Rose Bock 

Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia, atuou por mais de 14 anos como psicóloga do Colégio Pastor Dohms em Porto Alegre. Foi professora da graduação em Psicologia da PUCRS e da pós-graduação da UFRGS, responsável pelas disciplinas em Psicologia Escolar.

Hoje atua como coordenadora e professora do CAPE. É consultora e palestrante em instituições de ensino de Porto Alegre, São Paulo e interior do RS, e autora dos livros “Professor e Psicologia Aplicada na Escola”, “Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar” e "Psicologia Escolar na Ed. Infantil"

Público alvo

Profissionais com graduação completa, com interesse no contexto escolar. Vagas limitadas.

Duração do curso

O curso tem carga horária de 360h/aula, e as aulas são realizadas ao longo de 18 meses. Cada disciplina do curso é liberada mensalmente.

Certificação

Os alunos que obtiverem a aprovação e assistirem a pelo menos 75% das aulas, receberão certificado de Especialização em Psicologia Escolar e Educacional, credenciada pelo MEC - veja no link do sistema e-mec.

Investimento

Peça o programa completo do curso para conhecer as opções de parcelamento disponíveis e todas informações financeiras clicando no botão abaixo: