• Cape Psicologia

Quatro Fatores para o Comportamento Agressivo das Crianças

Uma das principais demandas que recebemos das escolas é sobre como dar limites em sala de aula. Casos de indisciplina, comportamentos agressivos e agressões em sala de aula são comuns, e requerem o manejo apropriado dos educadores nessas situações.

O novo livro da psicóloga Vivien Rose Bock, intitulado Psicologia Escolar na Educação Infantil, tem um capítulo dedicado a essa questão. A autora coloca que existem quatro fatores principais que contribuem para o comportamento agressivo das crianças, e a maioria está relacionada à postura e ao exemplo de pais e educadores:

  1. Eventos frustradores para a autoestima: como quando a criança é criticada por outro colega ou desqualificada em alguma atitude;

  2. Permissividade: quando comportamentos inadequados não são reprimidos, a criança aumenta a frequência e a intensidade em suas agressões. Isso ocorre quando a família ou a professora são do tipo laisser-faire: por não quererem se incomodar, permitem pequenas transgressões que se tornam uma bola de neve, criando para o aluno dificuldade para distinguir o que pode ou não fazer;

  3. Modelo e imitação: ocorre quando adultos que servem de modelo para a criança são pessoas agressivas, que agridem fisicamente ou gritam com ela. A criança entende que também deve agir assim frente à frustração;

  4. Punições por agressão: semelhante ao anterior, configura-se quando as sanções são puxões de orelha, beliscões, sacudidelas ou agressões verbais. É importante estar alerta para que isso não ocorra por parte de alguma educadora estressada ou sem preparo para lidar com crianças pequenas.

Sendo assim, é fundamental entender esses fatores, e buscar trabalha-los junto com a equipe de professores e sensibilização com as famílias, com o intuito de prevenir este tipo de comportamento no ambiente escolar.

Se quiser saber mais, essa abordagem é estudada nos cursos de Especialização de Gestão em Psicologia Escolar, Formação em Psicologia Escolar EAD, Psicologia Escolar na Educação Infantil EAD e O Papel da Escola na Formação de Valores e Limites EAD – todos com inscrições abertas.

Para adquirir o livro Psicologia Escolar na Educação Infantil, clique aqui.

4 visualizações
Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone: (51) 3516.5681

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br