Contos de Fadas e Histórias Infantis:
entendendo o encantamento 

Curso de Ensino à Distância (EAD)

Objetivo

Sob o enfoque psicanalítico, este curso pretende oferecer o entendimento dos clássicos contos de fadas e das principais histórias infantis da atualidade.

Este curso é destinado a educadores, psicólogos clínicos e escolares, psicopedagogos assim como para pais e todos os que trabalham ou vivem com crianças, no sentido de compreenderem os simbolismos presentes em cada enredo e seu poder de mobilização no inconsciente infantil.

Conteúdo Programático

  • Aspectos gerais e características peculiares que definem um conto de fadas;

  • Principais abordagens: conflitos do desenvolvimento emocional; o processo de individuação; ciúme e rivalidade fraternal; sentimentos de raiva e culpa; complexo de Édipo;

  • Análise das histórias: 

    • Os Três Porquinhos

    • João e Maria 

    • Procurando Nemo

    • Chapeuzinho Vermelho

    • Branca de Neve e os sete anões

    • A Bela Adormecida

    • João e o Pé de Feijão

    • O Rei Leão

    • Cinderela

    • A Bela e a Fera

    • Frozen

    • Harry Potter

  • Aspectos importantes para uma boa narração dos contos e histórias infantis.

Público Alvo

Profissionais e estudantes de Psicologia, Educação e áreas afins, com interesse no processo educacional.

Curso 100% online

Este curso é totalmente realizado online, através de nossa plataforma de ensino Moodle, disponível 24h online.  Você pode cursar as aulas no local e horário que quiser, basta ter acesso à internet.

Ministrante

Vivien Rose Bock - Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, possui formação em Psicoterapia de Família e Casal. Ex-professora da PUCRS e da UFRGS, hoje atua como diretora do CAPE. Também é autora do livro “Professor e Psicologia Aplicada na Escola” e “Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar”.

Inscrições abertas!

É só preencher os campos ao lado.
Entraremos em contato com mais informações.

Início das aulas: 21 de Janeiro de 2020

Duração do curso: 4 semanas (12h/aula)

Investimento: R$170,00


Ministrante: Vivien Böck - Psicóloga clínica e escolar, ex-professora em Psicologia Escolar da UFRGS e PUCRS, mestre em psicologia e diretora do CAPE.

Conferimos certificado ao término do curso. 

Saiba mais sobre o curso lendo os termos abaixo.

Solicite informações ou a sua ficha de inscrição
preenchendo os campos abaixo.

Solicite sua inscrição ou peça informações

 

Dúvidas Frequentes

1.  Como funciona o curso EAD?

O acesso ao curso é feito através de nossa plataforma online de ensino. A cada semana será postado o conteúdo de cada módulo, composto por uma videoaula, material didático complementar (textos, links ou vídeos) e uma atividade, que busca aplicar a teoria aprendida. O aluno pode cursar o módulo no horário que preferir ao longo de uma semana, a partir da data da postagem.

 

2.  Como faço para me inscrever?

Envie um e-mail para cape@capepsi.com.br solicitando sua inscrição. Vamos encaminhar a ficha e os procedimentos para realizar a inscrição no curso.

 

3.  Eu preciso instalar algum programa para assistir às aulas?

Não, basta ter acesso à internet. A plataforma de ensino é online, similar a um site, acessado através de um login específico enviado ao aluno após a realização da inscrição.

 

4.  Posso realizar mais de um curso ao mesmo tempo?

Sim. Recomendamos que o aluno dedique cerca de 3 horas por semana a cada curso, portanto pode frequentar o número de cursos que desejar de acordo com sua disponibilidade. Lembramos que alunos inscritos em mais de dois cursos ganham 10% de desconto no valor do segundo curso em diante.

 

5.  Se eu tiver alguma dúvida sobre o conteúdo ou o acesso ao curso, como posso esclarecê-la?

Caso haja dúvidas a respeito do conteúdo do curso ou dificuldades relativas ao acesso do material ou ao Moodle, o aluno deverá contatar o CAPE exclusivamente por e-mail – cape@capepsi.com.br. O CAPE responderá à solicitação assim que possível, mas se reserva um prazo de até 72h para tal, portanto recomendamos que o acesso ao curso não seja realizado no último momento.

 

6.  Eu ganharei certificado ao final do curso?

Sim. Após o término do curso, receberá certificado de participação e aproveitamento o aluno que obedeça ao critério mínimo de 75% de frequência. O certificado pode ser usado como crédito complementar de acordo com as normas da sua faculdade.

 

7.  Há alguma prova ou atividade de avaliação?

As atividades têm o objetivo de permitir que o aluno possa aplicar os conhecimentos aprendidos e que possa receber um feedback pelo seu desempenho - mas não são avaliações ou provas. É por meio das atividades que a professora poderá acompanhar o aprendizado do aluno, contribuindo para a troca de ideias. Em sua maioria, as atividades possuem caráter prático, como estudos de caso ou questões referentes à aplicação da teoria aprendida.

 

8.  Preciso apresentar algum trabalho ao final do curso?

Não, apenas é preciso enviar a atividade referente a cada semana do curso.

 

9.   Até quando posso assistir às videoaulas?

As videoaulas são postadas semanalmente, mas o aluno poderá assisti-las desde sua postagem até uma semana após o término do curso ou módulo.

 

10.  Como é calculada a frequência no curso?

A cada semana após o início do curso será postado o conteúdo referente a aula daquela semana. O aluno terá até meia-noite do sexto dia após a postagem para ler os textos e fazer a atividade solicitada sobre o conteúdo aprendido. O não atendimento a este prazo caracterizará como falta do aluno no módulo em questão.

 

11. Quais são as formas de pagamento do curso?

O curso pode ser pago através de depósito/transferência bancária ou através do PagSeguro, que aceita débito em conta e cartões de crédito, parcelando o valor do curso em até 12x. Solicite sua ficha de inscrição que lhe encaminharemos os procedimentos necessários para realizar o pagamento.

Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone: (51) 3516-5681 

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br