top of page

Publicações

Produção de Conhecimento em Psicologia Escolar

Psicologia Escolar na Educação Infantil

de Vivien Rose Böck

PSICOLOGIA_ESCOLAR_NA_EDUCAÇÃO_INFANTIL_

Os primeiros anos de vida são cruciais na formação da personalidade, tanto a nível sócio afetivo como intelectual.  Nesse sentido, a Educação Infantil torna-se um ambiente fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano.

 

Com o objetivo de preparar psicólogos e educadores, a psicóloga Vivien Böck reúne em seu livro os principais desafios dessa importante etapa da vida escolar, como ingresso e adaptação, desfraldamento, importância do berçário, atendimento a famílias, habilidades sociais e demais aspectos psicossociais que permeiam o desenvolvimento infantil. Uma leitura que certamente contribuirá para a prática e entendimento da dinâmica escolar assim como com os manejos dos alunos.

Motivação para Aprender Motivação para Ensinar: Reencantando a Escola

de Vivien Rose Böck

Apesar da motivação ser elemento psicológico fundamental para uma educação efetiva e profícua, pouca literatura se encontra esta área. Este livro busca preencher este vazio, trazendo luzes para o entendimento e o desenvolvimento do processo motivacional na escola.

A autora não se contenta apenas em descrever e sugerir alternativas para

a motivação dos alunos, como também preocupa-se com o papel e a influência da família como participante da educação como um fim em si e não apenas como um meio para atingir outros objetivos.

A motivação para aprender está intrinsecamente ligada à motivação docente para ensinar que, também tem neste livro, um olhar atento, sendo que a autora dedica um capítulo à Síndrome de Burnout em professores – a síndrome da desistência profissional.

Os desafios escolares são abordados através dos sentimentos que despertam buscando romper com o imobilismo causado pelas dificuldades cotidianas escolares e re-encantar a Escola com o próprio saber e energia de seus protagonistas: professores, família e alunos.

Professor e Psicologia Aplicada na Escola

de Vivien Rose Böck

O livro representa uma importante contribuição para o maior entendimento dos tópicos mais polêmicos encontrados no dia-a-dia escolar.

Retomando e valorizando a personalidade do professor no processo educativo, analisando os relacionamentos interpessoais vividos na Escola, entre pais, professores e alunos e desenvolvendo uma reflexão sobre aspectos do desenvolvimento infantil e adolescente, como limites, ritmo de maturação, ingresso na vida escolar e orientação profissional.

Esta obra dirige-se não só aos educadores, orientadores educacionais e psicólogos mas, também, aos pais e a todos quantos queiram compreender a realidade escolar sob o enfoque psicológico.

A autora, através de sua experiência como Psicóloga Escolar, professora de Psicologia e Psicóloga Clínica, usa de uma linguagem coloquial, trazendo exemplos e sugestões práticas, sem se furtar, entretanto, à análise de questões teóricas fundamentais para a abordagem dos problemas do cotidiano escolar.

 

Exemplares esgotados!

O Grupo Operativo como recurso de intervenção na Síndrome de Burnout 

de Böck, V.R. , Sarriera, J.C.

O presente estudo teve como objetivo verificar a alteração do nível de Burnout em professores por intermédio da intervenção da técnica de grupos operativos. A amostra foi composta por professores de 5ª a 8ª série de uma escola particular de Porto Alegre, subdividindo-se em dois grupos, o de controle e o experimental, com 12 professores em cada grupo. Para medir a

Síndrome de Burnout foi utilizado o MBI (Maslach Burnout Inventory). Após a primeira aplicação do teste em todos os professores, realizaram-se 9 encontros sob a técnica de grupos operativos com o grupo experimental e posteriormente, todos responderam novamente ao teste. Os resultados demonstraram aumento do nível de Burnout, bem como nas suas dimensões: esgotamento emocional, realização profissional e despersonalização para o grupo experimental. Na análise da intervenção constatou-se a importância tanto da sensibilização profissional do trabalho docente como do apoio social entre os professores como estratégias para a prevenção e o enfrentamento da Síndrome de Burnout.

 

bottom of page