Formação Intensiva em Psicologia Escolar
Curso de Ensino à Distância (EAD)
Um curso para você aprender sobre os principais conceitos, teorias e ferramentas da Psicologia Escolar com foco na prática.
Conteúdo Programático
-
Módulo I – Psicologia Escolar na Educação Infantil
Desenvolvimento psicossocial do pré-escolar. O espaço educativo do berçário. O jogo simbólico. A importância do brincar. Ingresso e adaptação escolar. Desenvolvimento da sexualidade infantil. Intervenções e projetos psicopedagógicos na Educação Infantil. Relacionamento Família/Escola.
-
Módulo II – Psicologia Escolar no Ensino Fundamental
Latência e Educação. Estágios do desenvolvimento segundo Piaget. Base Nacional Comum Curricular e o Ensino Fundamental. Ritos de passagem vividos na instituição escolar. Participação da família na rotina escolar. Desenvolvimento de Habilidades Sociais . Aspectos psicológicos do aluno adolescente. Adolescência e os Comportamentos de Risco. Importância das relações grupais: grupos como elementos protetores ou de risco. Sexualidade e Adolescência: qual o papel da escola. Ingresso no Ensino Médio. Projetos Integradores. Itinerários Formativos. Pautas e projetos a serem trabalhados com adolescentes.
-
Módulo III – Orientação Profissional na Escola
Pressupostos teóricos da Orientação Profissional: modelo de Parsons, Super e Savickas. Teoria dos Interesses Profissionais de Holland .Educação para a carreira na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Circunscrição e compromisso - como fazemos escolhas profissionais? Orientação Profissional com alunos de Ensino Médio: técnicas e projetos.
-
Módulo IV – Família e Escola: uma parceria possível
A importância da parceria entre família e escola. Estudo sobre a dinâmica, estruturas e subsistemas familiares. Ciclos da família. Famílias pobres e sua relação com a escola. Técnica da entrevista escolar. Como organizar as reuniões escolares. Estratégias para facilitar a parceria família/escola.
-
Módulo V – Relações Grupais na Escola
Principais tópicos de dinâmica grupal, papéis e organizadores. Compreensão dos sub-grupos escolares e as possibilidades de intervenção em seu processo: sociograma e grupo focal. O Grupo Operativo segundo Pichon-Rivière e Bleger. Características do grupo docente. Técnicas diversas de dinâmica de grupos.
-
Módulo VI – Gestão Escolar
Evolução da Gestão e sua influência sobre a Escola. Gestão da Qualidade em Educação. Marketing estratégico. Conceitos de carreira aplicados ao contexto escolar. Liderança e Gestão de Pessoas em Educação.
-
Módulo VII – Professor: Pessoa e Profissional
A importância da personalidade do professor. História da docência na Educação. Processos de formação do professor. A influência do gênero na docência. A motivação para ensinar. A escola como local de trabalho. A síndrome de Burnout.
Público Alvo
Profissionais e estudantes de Psicologia, Educação e áreas afins, com interesse no processo educacional.
Curso 100% Online
Este curso é totalmente realizado online, através de nossa plataforma de ensino Moodle, disponível 24h online. Você pode cursar as aulas no local e horário que quiser, basta ter acesso à internet. O curso tem carga horária total de 115h/aula, e você pode fazer as aulas no seu ritmo, quando e onde quiser.
Metodologia Diferenciada
Os módulos são liberados semanalmente. Os módulos são compostos por videoaulas transmitida via streaming, junto com textos, materiais de apoio e atividades relacionadas ao conteúdo aprendido. Ao longo de todo o curso há o acompanhamento da professora, que responderá suas dúvidas e passará um retorno sobre as atividades realizadas. Além disso, também oferecemos assistência técnica aos alunos caso tenham dúvidas sobre o acesso.
Certificado
Conferimos certificado após o término do curso para os alunos que tiverem 75% de presença às aulas. Esse é um curso de extensão, em que o certificado é emitido pelo CAPE como Formação em Psicologia Escolar.
Para conhecer a especialização reconhecida pelo MEC (pós-graduação com duração de 18 meses, com maior conteúdo e carga horária), acesse www.capepsi.com.br/pos
Corpo Docente
Coordenação: Vivien Rose Böck
Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, possui formação em Psicoterapia de Família e Casal. Ex-professora da PUCRS e da UFRGS, hoje atua como diretora do CAPE. Também é autora do livro “Professor e Psicologia Aplicada na Escola” e “Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar”.
Professora Convidada: Patrícia Bandeira
Mestre em Psicologia pela PUCRS e administradora formada pela UFRGS, atua nas áreas de aconselhamento de carreira e gestão escolar em instituições de ensino. É professora de pós-graduação da PUCRS, Faculdade Monteiro Lobato e UniNorte. Possui experiência em consultorias e pesquisas em gestão de pessoas no Brasil e no exterior.
Investimento
O investimento pode ser feito em até 12x de R$189,00 no cartão de crédito ou boleto ou R$1.890 à vista.
Diferenciais do EAD do CAPE
-
Cursos realizados 100% online
-
Estude no local e horário que quiser
-
Instituição credenciada no Conselho de Psicologia
-
Plataforma de ensino disponível 24h online
-
Não é preciso instalar nenhum programa para acessar as aulas, só acesso à internet
-
Acompanhamento das professoras ministrantes ao longo de todo o curso
-
Conferimos certificado ao término do curso, igual ao curso presencial: sem taxas de emissão!
-
Certificado pode ser usado como crédito complementar
-
Suporte técnico de informática aos alunos para acesso ao curso
-
Feedback das professoras em todas as atividades realizadas
Dúvidas Frequentes
1. Qual a diferença da Formação e da Especialização?
A Formação é um curso livre de curta duração, com carga horária total de 115h/aula, voltado para quem deseja adquirir os conteúdos e aprender sobre a Psicologia Escolar em um intervalo curto de tempo. As aulas tem maior foco na prática, com atividades para aplicação dos conhecimentos aprendidos. Já a Especialização é uma pós-graduação lato sensu, credenciada no MEC e realizada pela Faculdade IPGS em parceria com o CAPE. A carga horária da especialização é bem maior, de 360h/aula, e confere titulação de especialista, muito utilizada para concursos ligados à área. Na Especialização também é necessário realizar avaliações (mas o Trabalho de Conclusão é o opcional). Indicamos a Formação para quem tem deseja adquirir conhecimento mais rapidamente a um investimento menor, e a especialização para quem deseja ter um conhecimento mais aprofundado na área.
2. Como funciona o curso EAD?
O acesso ao curso é feito através da plataforma online de ensino Nutror. A cada semana será postado o conteúdo de cada módulo, composto por videoaulas, material didático complementar (textos, links ou vídeos) e atividades, para que os alunos possam aplicar o conteúdo aprendido e receber um retorno da professora do curso.
3. Como faço para me inscrever?
Para fazer sua inscrição, basta clicar aqui.
4. Eu preciso instalar algum programa para assistir às aulas?
Não, basta ter acesso à internet. A plataforma de ensino é online, similar a um site, acessado através de um login específico enviado ao aluno após a realização da inscrição.
5. Posso realizar mais de um curso ao mesmo tempo?
Sim. Recomendamos que o aluno dedique cerca de 3 horas por semana a cada curso, portanto pode frequentar o número de cursos que desejar de acordo com sua disponibilidade.
6. Se eu tiver alguma dúvida sobre o conteúdo ou o acesso ao curso, como posso esclarecê-la?
Caso haja dúvidas a respeito do conteúdo do curso ou dificuldades relativas ao acesso do material, o aluno deverá contatar o CAPE por e-mail – cape@capepsi.com.br que responderemos o mais rápido possível.
7. Eu ganharei certificado ao final do curso?
Sim. Após o término do curso, receberá certificado de participação e aproveitamento o aluno que obedeça ao critério mínimo de 75% de frequência. O certificado pode ser usado como crédito complementar de acordo com as normas da sua faculdade.
8. Há alguma prova ou atividade de avaliação?
Além da frequência do aluno, as atividades têm o objetivo de permitir que o aluno possa aplicar os conhecimentos aprendidos e que possa receber um feedback pelo seu desempenho - mas não são avaliações ou provas. É por meio das atividades que a professora poderá acompanhar o aprendizado do aluno, contribuindo para a troca de ideias. Em sua maioria, as atividades possuem caráter prático, como estudos de caso ou questões referentes à aplicação da teoria aprendida.
9. Preciso apresentar algum trabalho ao final do curso?
Não, apenas é preciso enviar a atividade referente a cada aula do curso.
10. Até quando posso assistir às videoaulas?
O aluno poderá assisti-las desde sua postagem por até um ano após a matrícula no curso.
11. Como é calculada a frequência no curso?
A cada semana após o início do curso será postado o conteúdo referente a um módulo. O aluno terá 30 dias para fazer as atividades solicitadas sobre as aulas do módulo (mas pode fazer em menos tempo se preferir). O não atendimento a este prazo caracterizará como falta do aluno na aula em questão.
12. Posso fazer o curso em menos tempo?
Sim, você pode concluir todas as aulas e módulos em até 7 semanas ou no prazo máximo de sete meses.