Conteúdo Programático
-
Desenvolvimento Psicossocial Infantil – estudo sobre as fases de desenvolvimento psicológico infantil sob o enfoque psicanalítico (oral, anal, edípica) e sistêmico. Além de manejos e relação às principais demandas: como o uso da chupeta, o desfralde e a socialização.
-
O Simbólico e a Importância do Brincar - compreender o surgimento do simbólico e do brincar, segundo Winnicott e Piaget e seu desenvolvimento entre as faixas etárias.
-
O Espaço Educativo do Berçário – apresentando as principais características de qualidade, necessárias para o berçário: espaço lúdico, social, cognitivo e físico.
-
Acolhimento e Adaptação – como auxiliar a criança e sua família no ingresso escolar, abordando a ausência de separação e manejos escolares que facilitem esse processo.
-
Sexualidade Infantil – entendimento frente à curiosidade e comportamentos envolvendo a sexualidade infantil.
-
Habilidades Emocionais – o desenvolvimento da socialização através das habilidades socioafetivas e do reconhecimento da diversidade social.
-
Relacionamento Família e Escola – sentimentos e expectativas dos pais em relação à escola e práticas que promovam uma integração harmônica entre famílias e professoras.
-
A professora como pessoa e profissional - a influência da personalidade da formação no exercício da docência na Educação Infantil.
Público Alvo
Profissionais e estudantes de Psicologia, Educação e áreas afins, com interesse no processo educacional.
Curso Online via Zoom
Curso realizado em encontros online ao vivo, através da plataforma zoom, permitindo a interação entre os participantes e as professoras do curso.
Datas e horário
Encontros semanais nas segundas-feiras, das 19h às 21h15, nos dias 19 e 26 de junho, 03, 10, 17 e 24 de julho de 2023.