Especialização de Gestão em
Psicologia Escolar

Online ao Vivo

Presencial em Porto Alegre 

Objetivo

O curso tem como objetivo a formação de psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, gestores e demais profissionais da Educação, oferecendo a integração do conhecimento teórico e prático da Psicologia e sua atuação na organização e comunidade escolar. Neste processo de formação, sob um enfoque psicossocial, enfatiza-se a reflexão crítica sobre a prevenção e intervenção do trabalho de saúde mental na escola assim como a capacitação em gestão escolar de pessoas.

Professores com experiência nas principais escolas de Porto Alegre

Maior rede de psicólogos escolares do país

Sem TCC ou monografia

87% 
dos ex-alunos trabalham na área escolar

Única especialização de Gestão em Psicologia Escolar credenciada no MEC do país

Conteúdo Programático

Bases Teóricas

- Histórico da escola no Brasil

- Abordagens da Psicologia Escolar:

  • Psicologia positiva

  • Teoria cognitiva-comportamental

  • Teoria psicanalítica

  • Teoria sistêmica

Psicologia Escolar na Educação Infantil

- Desenvolvimento psicossocial do pré-escolar

- O espaço educativo do berçário

- Ingresso e adaptação escolar

- Desenvolvimento da sexualidade infantil

- Intervenções e projetos psicopedagógicos na Educação Infantil

- Orientação e atendimento aos educadores

Psicologia Escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio

- Desenvolvimento psicossocial da latência

- Desenvolvimento psicossocial da adolescência

- Desenvolvimento de habilidades sociais

- Ensino Médio

Escola e Família

- Ciclo Vital da Família: ênfase em família com filhos pequenos e adolescentes

- Configurações familiares e estilos educativos familiares

- Família, escola e contemporaneidade: interconexões e suas implicações

- Entrevista familiar

Escola Inclusiva

- História do processo de inclusão no Brasil

- Características típicas do aluno de inclusão

- Dificuldades psicopedagógicas na aprendizagem

- Intervenções e projetos psicopedagógicos do processo de inclusão

Relações Grupais na Escola

-  Compreensão dos sub-grupos escolares e as possibilidades de intervenção em seu processo

- Características do grupo docente

- Técnicas de dinâmica de grupos

Gestão de Limites e Valores

- Análise psicossocial dos  limites e violência escolar

- Bullying

- O papel da escola na formação de valores

- Autonomia moral

- Família: do autoritarismo à permissividade

Professor: Pessoa e Profissional

- A importância da personalidade do professor

- A motivação para ensinar

- A escola como local de trabalho

- A síndrome de Burnout

Gestão Escolar

- Evolução da Gestão e sua Influência sobre a Escola

- Modelos de Gestão

- Gestão da Qualidade em Educação

- Liderança e Gestão de Pessoas em Educação

Psicologia e Gestão Escolar em Instituições Sociais e Públicas

- Demandas da escola pública e Psicologia Escolar

- Aprendizagem e questões sociais

- Gestor e Educador Social

- Voluntariado na escola e em projetos sociais

- Trabalho em Rede

Orientação Profissional na Escola

- Educação para a Carreira

- Técnicas e instrumentos de Orientação Profissional

- A evolução da carreira e tendências para o futuro

Metodologia Científica

-Método científico

-Etapas do projeto de pesquisa

-O que são uma monografia e um artigo

-Normas da ABNT

Coordenação

Psic. Me. Vivien Rose Bock - Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia, com formação em Psicoterapia de Família e Casal. Atuou por mais de 14 anos como psicóloga do Colégio Pastor Dohms em Porto Alegre e foi professora da graduação em Psicologia da PUCRS e da pós-graduação da UFRGS, responsável pelas disciplinas em Psicologia Escolar. Hoje atua como coordenadora e professora do CAPE e da Faculdade Monteiro Lobato. É consultora e palestrante em instituições de ensino de Porto Alegre, São Paulo e interior do RS, e autora dos livros “Professor e Psicologia Aplicada na Escola” e “Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar”.

Público Alvo

Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Letras e áreas afins, com interesse no contexto escolar. Vagas limitadas.

Investimento

É possível fazer o investimento no curso de forma parcelada ou então com 10% de desconto para pagamentos à vista. Entre em contato conosco para receber as opções de parcelamento disponíveis e todas informações financeiras.

Turmas com inscrições abertas

Turma 100% Online - Início das aulas em 04 de fevereiro de 2021

Encontros semanais ao vivo realizados online via Zoom - quintas-feiras das 18h às 21h45 durante o primeiro ano de curso. Em 2022, aulas em EAD realizadas semanalmente em nossa plataforma de educação à distância. 

Turma Presencial em Porto Alegre - Início das aulas em 12 de março de 2021

Encontros mensais em um final de semana por mês - sexta das 18h30 às 21h45 e no sábado seguinte das 09h às 17h45. 

Corpo docente convidado

Estude com professores que atuam na área escolar, com ampla experiência e formação acadêmica 

Me. Cristiane Schleiniger

Psicóloga, mestre em Psicologia Social (PUCRS), especialista em Gestão no Terceiro Setor (PUCRS) e Violência Doméstica
contra Crianças e Adolescentes (USP) e Coordenadora em Dinâmica de Grupos (SBDG). Sócia-diretora da Fides Desenvolvimento Pessoal e Social. Docente na Faculdade Anhanguera de Porto Alegre. Atuou como psicóloga da creche comunitária Casa da Criança Alvorada (CEPA).

Dra. Denise da Silva Maia

Psicóloga com especialização em Psicopedagogia, mestrado e doutorado em Educação.  Atua como professora convidada de cursos do CAPE e da Especialização em Psicopedagogia da PUCRS, além de realizar consultorias a instituições escolares e supervisão de psicólogos escolares. Possui mais de 10 anos de experiência como psicóloga escolar do Colégio Israelita.

Me. Diana Leonhardt dos Santos

Psicóloga, mestre em psicologia, especialista em Psicologia Escolar (CAPE) e em Gestão da Educação. Atualmente é psicóloga educacional no Colégio Farroupilha.

Me. Letícia Horn Oliveira

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional. Docente universitária da FACCAT e responsável pelo serviço de Orientação Profissional da faculdade. Possui experiência de 15 anos em desenvolvimento de processos e pessoas junto à diversas organizações.

Me. Lúcia Lima da Fonseca

Pedagoga com ênfase em Educação Infantil, psicopedagoga, mestre em Educação e coordenadora pedagógica da escola CID (Centro Integrado de Desenvolvimento). Ministra cursos e palestras em Inclusão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Dra. Luiza de Oliveira Braga Silveira

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia. Atualmente é professora dos cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atuou como psicóloga escolar, coordenadora do curso de Psicologia da UFCSPA e consultora em Psicologia Escolar em instituições públicas e privadas.

Me. Patrícia Bandeira

Administradora, Mestre em Psicologia e especialista em Gestão de Pessoas É gestora educacional do Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar e pesquisadora associada do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS Atua como membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional e do Instituto de Estudos Empresariais Foi coautora do livro Técnicas e Medidas em Orientação Profissional e de Carreira, da Vetor Editora, e trabalha como docente em cursos de pós graduação das faculdades Monteiro Lobato, PUCRS e UniNorte e como consultora em desenvolvimento organizacional e de carreira.

Me. Renata Cardoso Plácido

Psicologia, mestre em Psicologia Clínica e especialista em Gestão Empresaria e Educação Transformadora. Professora Assistente e Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Psicologia da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Escolar do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP/PUCRS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola do PPG-EDU/PUCRS e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). 

Me. Viviane Forner

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Terapêutica, mestre em Educação. Atualmente atua como psicopedagoga do Consultório Particular de Terapia Psicopedagógica e Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre.

 

Foram dois anos de aprendizado, de trocas, de vivências com professores e colegas. Meus sinceros agradecimentos e admiração pela minha sempre professora Vivien Böck, a qual dou os créditos de hoje eu ser uma Psicóloga Escolar apaixonada, ela em suas aulas na PUCRS nos transmitia o conteúdo proposto sobre a Psicologia Escolar com tal brilho nos olhos que foi impossível não querer fazer parte desse universo. Que venham novos desafios e novas experiências! Obrigada!

Berenice Moura, aluna da turma 2016

O curso foi fundamental para minha formação. A especialização me permitiu conhecer e me preparar para a atuação em escolas. Agora posso fazer a diferença na vida dos alunos, professores e toda comunidade escolar. 

Arthur Garcia, aluno da turma 2018

 

Inscrições Abertas!

Preencha o formulário para receber informações sobre o curso, valores, formas de investimento e os procedimentos de inscrição

Vagas limitadas! 

Solicite sua inscrição ou informações do curso
preenchendo os campos abaixo.

Inscrições e Informações

Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone: (51) 3516.5681

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br