Objetivo

O curso tem como objetivo a formação de psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, gestores e demais profissionais da Educação, oferecendo a integração do conhecimento teórico e prático da Psicologia e sua atuação na organização e comunidade escolar. Neste processo de formação, sob um enfoque psicossocial, enfatiza-se a reflexão crítica sobre a prevenção e intervenção do trabalho de saúde mental na escola assim como a capacitação em gestão escolar de pessoas.

Professores com experiência nas principais escolas de Porto Alegre

Mais de

160
especialistas
e especializandos

Maior carga horária do mercado

87% 
dos ex-alunos trabalham na área escolar

Única especialização de Gestão em Psicologia Escolar credenciada no MEC do país

Conteúdo Programático

Bases Teóricas

- Histórico da escola no Brasil

- Abordagens da Psicologia Escolar:

  • Psicologia positiva

  • Teoria cognitiva-comportamental

  • Teoria psicanalítica

  • Teoria sistêmica

Psicologia Escolar na Educação Infantil

- Desenvolvimento psicossocial do pré-escolar

- O espaço educativo do berçário

- Ingresso e adaptação escolar

- Desenvolvimento da sexualidade infantil

- Intervenções e projetos psicopedagógicos na Educação Infantil

- Orientação e atendimento aos educadores

Psicologia Escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio

- Desenvolvimento psicossocial da latência

- Desenvolvimento psicossocial da adolescência

- Desenvolvimento de habilidades sociais

- Ensino Médio

Escola e Família

- Ciclo Vital da Família: ênfase em família com filhos pequenos e adolescentes

- Configurações familiares e estilos educativos familiares

- Família, escola e contemporaneidade: interconexões e suas implicações

- Entrevista familiar

Escola Inclusiva

- História do processo de inclusão no Brasil

- Características típicas do aluno de inclusão

- Dificuldades psicopedagógicas na aprendizagem

- Intervenções e projetos psicopedagógicos do processo de inclusão

Relações Grupais na Escola

-  Compreensão dos sub-grupos escolares e as possibilidades de intervenção em seu processo

- Características do grupo docente

- Técnicas de dinâmica de grupos

Gestão de Limites e Valores

- Análise psicossocial dos  limites e violência escolar

- Bullying

- O papel da escola na formação de valores

- Autonomia moral

- Família: do autoritarismo à permissividade

Professor: Pessoa e Profissional

- A importância da personalidade do professor

- A motivação para ensinar

- A escola como local de trabalho

- A síndrome de Burnout

Gestão Escolar

- Evolução da Gestão e sua Influência sobre a Escola

- Modelos de Gestão

- Gestão da Qualidade em Educação

- Liderança e Gestão de Pessoas em Educação

Psicologia e Gestão Escolar em Instituições Sociais e Públicas

- Demandas da escola pública e Psicologia Escolar

- Aprendizagem e questões sociais

- Gestor e Educador Social

- Voluntariado na escola e em projetos sociais

- Trabalho em Rede

Temas Contemporâneos em Psicologia Escolar

- Cognição, neuropsicologia e aprendizagem

- Aspectos neuropsicológicos do autismo, TDAH e dislexia

Orientação Profissional na Escola

- Educação para a Carreira

- Técnicas e instrumentos de Orientação Profissional

- A evolução da carreira e tendências para o futuro

Metodologia Científica

-Método científico

-Etapas do projeto de pesquisa

-O que são uma monografia e um artigo

-Normas da ABNT

Inscreva-se em 2019
e ganhe R$100 de desconto!

Especialização de Gestão em
Psicologia Escolar

Coordenação

Psic. Me. Vivien Rose Bock - Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia, com formação em Psicoterapia de Família e Casal. Atuou por mais de 14 anos como psicóloga do Colégio Pastor Dohms em Porto Alegre e foi professora da graduação em Psicologia da PUCRS e da pós-graduação da UFRGS, responsável pelas disciplinas em Psicologia Escolar. Hoje atua como coordenadora e professora do CAPE e da Faculdade Monteiro Lobato. É consultora e palestrante em instituições de ensino de Porto Alegre, São Paulo e interior do RS, e autora dos livros “Professor e Psicologia Aplicada na Escola” e “Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar”.

Público Alvo

Profissionais graduados em Psicologia, Educação e áreas afins. Estudantes de graduação podem realizar a Formação a partir do 7º semestre. Vagas limitadas.

Carga Horária e Duração

O curso tem duração de 24 meses, com carga horária total de 410h/aula.

Turmas com inscrições abertas

Curso presencial em Porto Alegre - RS

 

Turma 17: encontros em um final de semana por mês - sexta das 18h30 às 21h45 e no sábado seguinte das 09h às 17h45 - início em març de 2020

Corpo docente convidado

Estude com professores que atuam na área escolar, com ampla experiência e formação acadêmica 

Me. Alyane Audibert Silveira

Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFRGS) e doutoranda em Psicologia (PUCRS). Atua como coordenadora do P.AP.O (Serviço de Orientação Profissional da ESPM) e como professora em Psicologia dos cursos de graduação da ESPM-Sul. É orientadora de Carreira e coach executivo certificada pela Academy of Executive Coaching (AoEC Brasil). Foi orientadora educacional dos anos finais do ensino fundamental no Colégio Marista Champagnat - Porto Alegre e do Projeto Pescar.

Me. Cristiane Schleiniger

Psicóloga, mestre em Psicologia Social (PUCRS), especialista em Gestão no Terceiro Setor (PUCRS) e Violência Doméstica
contra Crianças e Adolescentes (USP) e Coordenadora em Dinâmica de Grupos (SBDG). Sócia-diretora da Fides Desenvolvimento Pessoal e Social. Docente na Faculdade Anhanguera de Porto Alegre. Atuou como psicóloga da creche comunitária Casa da Criança Alvorada (CEPA).

Esp. Daniela Cifali

Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar (CAPE), consultora em Psicologia Escolar com projetos em instituições de ensino como Colégio Leonardo da Vinci, Escola Corujinha Sapeca e Colégio Anchieta. Atua como psicóloga escolar da Escola de Educação Infantil Panda.

Dra. Denise da Silva Maia

Psicóloga com especialização em Psicopedagogia, mestrado e doutorado em Educação.  Atua como professora convidada de cursos do CAPE e da Especialização em Psicopedagogia da PUCRS, além de realizar consultorias a instituições escolares e supervisão de psicólogos escolares. Possui mais de 10 anos de experiência como psicóloga escolar do Colégio Israelita.

Me. Diana Leonhardt dos Santos

Psicóloga, mestre em psicologia, especialista em Psicologia Escolar (CAPE) e em Gestão da Educação. Atualmente é psicóloga educacional no Colégio Farroupilha.

Me. Letícia Horn Oliveira

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional. Docente universitária da FACCAT e responsável pelo serviço de Orientação Profissional da faculdade. Possui experiência de 15 anos em desenvolvimento de processos e pessoas junto à diversas organizações.

Me. Lúcia Lima da Fonseca

Pedagoga com ênfase em Educação Infantil, psicopedagoga, mestre em Educação e coordenadora pedagógica da escola CID (Centro Integrado de Desenvolvimento). Ministra cursos e palestras em Inclusão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Dra. Luiza de Oliveira Braga Silveira

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia. Atualmente é professora dos cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atuou como psicóloga escolar, coordenadora do curso de Psicologia da UFCSPA e consultora em Psicologia Escolar em instituições públicas e privadas.

Esp. Regina Anzolch Crestani

Psicóloga, diretora do Colégio João Paulo I e gestora na área de ensino desde 2005. Pós-graduada em Recursos Humanos pela FGV e em psicodiagnóstico pela PUCRS. Formou-se em orientação profissional pelo Instituto do Ser/SP e é especialista em Gestão
Educacional pela FacVest. Sócio-fundadora com participação em três gestões da direção da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP).

Me. Viviane Forner

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Terapêutica, mestre em Educação. Atualmente atua como psicopedagoga do Consultório Particular de Terapia Psicopedagógica e Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre.

 
 

Diferenciais do Curso

Por que fazer a nossa especialização?

  • Professores com experiência nas principais instituições educacionais de Porto Alegre

  • Mais de 150 especialistas e especializandos

  • 87% dos ex-alunos empregados na área escolar

  • Única especialização de Gestão em Psicologia Escolar credenciada no MEC no país

  • Maior carga horária do mercado

  • Possibilidade de realizar prática profissional em escolas conveniadas

  • O CAPE é o único centro de ensino do Brasil dedicado a Psicologia Escolar, com mais de doze anos de experiência

Inscrições Abertas!

Turma 2020/1 em Porto Alegre 

Preencha o formulário para receber informações sobre o curso, valores, formas de investimento e os procedimentos de inscrição

Vagas limitadas! 

Inscreva-se até dezembro
e ganhe R$100 de desconto!

Solicite sua inscrição ou informações do curso
preenchendo os campos abaixo.

Inscrições e Informações

Foram dois anos de aprendizado, de trocas, de vivências com professores e colegas. Meus sinceros agradecimentos e admiração pela minha sempre professora Vivien Böck, a qual dou os créditos de hoje eu ser uma Psicóloga Escolar apaixonada, ela em suas aulas na PUCRS nos transmitia o conteúdo proposto sobre a Psicologia Escolar com tal brilho nos olhos que foi impossível não querer fazer parte desse universo. Que venham novos desafios e novas experiências! Obrigada!

Berenice Moura

O curso foi fundamental para minha formação. A especialização me permitiu conhecer e me preparar para a atuação em escolas. Agora posso fazer a diferença na vida dos alunos, professores e toda comunidade escolar. 

Arthur Garcia

Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone: (51) 3516-5681 

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br