top of page

Especialização em
Psicologia Infantil, Família e Escola

Teclado de Computador

Um curso especialmente desenvolvido para quem atua em Educação Infantil ou Anos Iniciais e quer saber mais sobre como contribuir para o desenvolvimento saudável e pleno de seus alunos

PC2.webp

TURMA ONLINE ASSÍNCRONA
Início em 11 de junho de 2024

As aulas ficam disponíveis na plataforma da Faculdade IPGS, para você assistir no melhor local e horário para você - e conta ainda com acompanhamento integral das professoras do curso

Disciplinas do Curso

Teorias da Psicologia aplicadas ao Contexto Escolar e Familiar
Abordagens da psicologia positiva; teoria sistêmica: conceitos básicos e sua aplicabilidade na escola e na família; aspectos teóricos básicos da psicanálise; teoria cognitivo comportamental: conhecimento geral e intervenções.

Neuropsicologia na Infância
Neuropsicologia e interdisciplinaridade; constituição dos hemisférios cerebrais; funções executivas na aprendizagem; avaliação neuropsicológica; intervenções na escola; autorregulação da aprendizagem e emocional.

Ética e Organização Escolar
A instituição Escola; as diferentes correntes escolares; organização escolar; estrutura organizacional; os diferentes papéis dentro da escola; conceitos de psicologia escolar e educacional; o papel do psicólogo escolar: formas de atuação e projetos nos diferentes níveis escolares; psicologia crítica do fracasso/sucesso escolar; conceito de ética; ética na educação; bioética.

Metodologia de Pesquisa
Método científico e sua importância; aplicando o método científico no cotidiano; ética em pesquisa; cuidados em apresentações e relatórios científicos; elaboração de revisões de literatura.

Desenvolvimento Psicossocial Infantil

Desenvolvimento psicossocial do pré-escolar; o espaço educativo do berçário; o brincar sob a teoria de Winnicott; a construção da autonomia, limites e referenciais; habilidades sociais na educação infantil; ingresso e adaptação escolar; desenvolvimento da sexualidade infantil; intervenções e projetos psicopedagógicos na educação infantil.

Desenvolvimento Psicossocial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Desenvolvimento psicossocial do latente; epistemologia genética de Piaget; intervenções e projetos para as transições de níveis na educação fundamental; intervenções e projetos para o desenvolvimento de motivação escolar; intervenções e projetos para o desenvolvimento de competências sócios afetivas.

O Simbólico na Literatura e no Desenho Infantil
As características dos contos de fadas e das histórias infantis; as histórias infantis e os conflitos do desenvolvimento emocional; descrição e entendimento psicanalítico das histórias preferidas pelas crianças; descrição e entendimento das Fábulas mais conhecidas em nossa cultura; a técnica da contação de histórias infantis; a evolução do desenho infantil; a interpretação do desenho; o desenho como técnica avaliativa; o desenho infantil na escola.

Escola e Família: uma parceria possível
A família como um sistema; ciclo vital da família: ênfase em família com filhos pequenos; configurações familiares e estilos educativos familiares; família, escola e contemporaneidade: interconexões e suas implicações; entrevista familiar: elementos importantes e cuidados a serem tomados; organização de reuniões entre família e escola.

O Papel das Instituições Públicas e Sociais na Infância
Escola Pública e Projetos Sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes; famílias com Direitos Violados; Educador/a Social; voluntariado; trabalho em Rede Intersetorial

Violência Escolar e Doméstica
Conceitos de Violência; a violência gerada pela escola; educação para a Paz; bullying, ciberbullying e intervenções; identificação e denúncia da Violência Doméstica contra Criança e Adolescentes

A Infância no Contexto Digital
Desenvolvimento de competências digitais na infância; exposição de dados pessoais; redes sociais: reflexões sobre o uso na infância; segurança das crianças na internet: como prevenir armadilhas; cyberbulling: cuidados e prevenção; tempo de tela; marketing digital e consumo infantil

Educadoras: personalidade e profissão
A importância da personalidade dos professores; a influência do gênero na docência; a escola como local de trabalho; a síndrome de Burnout: sintomas e prevenção

Psicopatologias e o Contexto Escolar
Psicopatologias e escola na contemporaneidade; principais características de depressão; automutilação e suicídio e projetos de prevenção; ansiedade, fobias, distúrbio do pânico e transtornos de personalidade e projetos de prevenção; acolhimento e encaminhamento de alunos sintomáticos

Transtornos de Aprendizagem
Visão geral dos transtornos de aprendizagem sob o DSM-5, principais características da dislexia, das dispraxias, da discalculia, de TDAH e dos distúrbios psicomotores; o papel dos professores na intervenção e prevenção dos transtornos de aprendizagem

Inclusão Escolar 
Processo histórico da inclusão escolar; legislação; papel da equipe escolar; diversidade e deficiência; características do público alvo da Educação Especial; recursos psicopedagógicos para a aprendizagem

Coordenação Acadêmica

Vivien Bock Psicologia Escolar.png

Psic. Me. Vivien Rose Bock 

Psicóloga Clínica e Escolar, mestre em Psicologia, atuou por mais de 14 anos como psicóloga do Colégio Pastor Dohms em Porto Alegre. Foi professora da graduação em Psicologia da PUCRS e da pós-graduação da UFRGS, responsável pelas disciplinas em Psicologia Escolar.

Hoje atua como coordenadora e professora do CAPE. É consultora e palestrante em instituições de ensino de Porto Alegre, São Paulo e interior do RS, e autora dos livros “Professor e Psicologia Aplicada na Escola”, “Motivação para Aprender, Motivação para Ensinar” e "Psicologia Escolar na Ed. Infantil"

Público alvo

Educadores e profissionais com formação em Psicologia, Pedagogia ou outras áreas correlatas, ou que estejam cursando o último ano de graduação, com interesse na Educação Infantil e Anos Iniciais. Vagas limitadas.

Duração do curso

O curso tem carga horária de 360h/aula, e as aulas são realizadas ao longo de 18 meses. 

Turma 100% online

Na turma EAD assíncrona, você pode assistir no horário que quiser ao longo de 18 meses. Durante esse período, você conta também com o grupo de discussão da plataforma e pode acionar as professoras por e-mail quando desejar, além de plantões de dúvidas realizados ao vivo via zoom.

Certificação

Os alunos que obtiverem a aprovação e assistirem a pelo menos 75% das aulas, receberão certificado de Especialização em Psicologia Infantil, Escola e Família, credenciada pelo MEC - veja no link do sistema e-mec.

Investimento

Conheça as opções de pagamento disponíveis e todas informações financeiras clicando no botão abaixo:

Âncora 1

Plataforma de Ensino IPGS

Marca IPGS horizontal.png

Você conta com os materiais disponíveis na plataforma exclusiva da Faculdade IPGS.
 

Ao longo do curso você ainda terá acesso a artigos acadêmicos, instrumentos, ferramentas, vídeos e textos complementares na plataforma EAD da IPGS.

Especialização credenciada no MEC

Professores com experiência em escolas

Não é obrigatório TCC ou monografia

Inscrições e Informações

Preencha os campos abaixo para receber o programa completo com as opções de investimento no curso ou mande sua dúvida para a gente:

Sucesso! Em breve você receberá mais informações do curso no seu e-mail.

Fique atento também à caixa de spam.

bottom of page