Cartilha do MEC sobre Proteção e Segurança no Ambiente Escolar
- Cape Psicologia
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
A gente sabe que segurança e acolhimento são fundamentais para o aprendizado.
Por isso, queremos recomendar a cartilha do Ministério da Educação (MEC) de “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, um guia essencial para ajudar escolas, educadores e famílias a criarem ambientes mais seguros, respeitosos e preparados para lidar com situações de violência ou emergência.
Disponível gratuitamente, o material é voltado para toda a comunidade escolar — de professores e gestores a estudantes, famílias e profissionais da saúde e segurança.
O que é a cartilha?
Elaborada por um Grupo de Trabalho Interministerial coordenado pelo MEC, a cartilha oferece diretrizes práticas para prevenir e enfrentar situações de violência nas escolas e universidades. O documento está organizado em quatro partes principais:
Orientações para entes federados e redes de ensino: Diretrizes para construção de planos de ação alinhados às orientações federais.
Orientações para instituições de ensino: Recomendações para mapeamento de serviços de segurança, criação de espaços de acolhimento e fortalecimento da gestão democrática.
Canal de denúncias – Onde e como denunciar casos de violência?: Informações sobre canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100 e o WhatsApp do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Intervenção e resposta imediata: Procedimentos para atuação rápida e eficaz diante de situações de emergência.
Acesse a cartilha
Para conhecer todas as recomendações e implementar as ações em sua instituição, acesse o documento completo:
E se quiser conhecer estratégias para o enfrentamento de violência escolar, inscreva-se na nossa Especialização em Psicologia Escolar e Educacional, que tem uma disciplina dedicada a esse tema tão importante para a segurança de toda comunidade escolar.

Comments