• Cape Psicologia

A Carreira em um Contexto de Incertezas

 por Patrícia Bandeira, professora do curso Teorias e Tendências em Desenvolvimento de Carreira e coordenadora do CAPE

O mundo mudou. Estamos vivendo um momento cada vez mais complexo e intenso, com múltiplas possibilidades e iniciativas surgindo a cada momento. Sendo assim, a carreira profissional na sociedade atual também se transformou, na medida que cada vez mais são os próprios indivíduos os responsáveis pela condução de suas carreiras, e não mais as corporações, como em décadas passadas.

O modelo tradicional de carreira, que vigorou até os anos de 1970, foi marcado pela estabilidade, enriquecimento e progresso profissional linear. As pessoas competiam por oportunidades limitadas de promoção e a subida de cargo era o indicador máximo de sucesso profissional. Em uma época em que as relações de trabalho previam continuidade, relações de longo prazo e lealdade mútua entre indivíduos e organizações, as trajetórias profissionais estavam alicerçadas quase que estritamente nas ocupações e cargos dentro das organizações.

Com as transformações das relações de trabalho a partir dos anos 70, tornando-se mais flexíveis e instáveis, o conceito de carreira precisou incorporar novos elementos, passando a explorar questões além das fronteiras estritamente organizacionais. Hoje, a ideia de carreira significa entende-la como uma série de experiências e de aprendizados pessoais, relacionados ao trabalho, ao longo da vida.  Nesse novo contexto, indivíduos são incentivados a alcançar empregabilidade e progresso profissional, de forma autônoma e independentemente de uma associação duradoura com a empresa. A trajetória profissional, portanto, deixa de ocorrer apenas no interior das organizações e passa a ocupar espaços mais amplos. Há inúmeras possibilidades de emprego, oportunidades inexploradas, centenas de cursos universitários e milhares de profissões, surgindo novas a cada dia.

Como pensar em carreira nesse contexto? Como atrair colaboradores ante um cenário tão diversificado e com tantas possibilidades? Como escolher uma profissão em um mercado em constante mudança? E como planejar a longo prazo, se grande parte das profissões futuras sequer existe hoje em dia? A incerteza ante tais questionamentos muitas vezes causa ansiedade nos indivíduos, e um questionamento permanente sobre qual o melhor caminho a seguir. Nesse ponto, destaca-se a importância do trabalho dos profissionais que atuam com aconselhamento de carreira, coaching e orientação profissional. Frente um cenário tão diversificado e incerto, sua atuação pode ser decisiva para que as pessoas possam fazer decisões profissionais que as realizem, tornando-as profissionais mais satisfeitos e que consequentemente geram um impacto positivo em nossa sociedade.

Quer saber mais sobre este tema? Então conheça nosso curso: Teorias e Tendências em Desenvolvimento de Carreira

#Carreira

0 visualização
Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone: (51) 3516.5681

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br