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A importância da Gestão Escolar na saúde mental

Atualizado: 12 de jul. de 2021

Texto escrito por Carolina Bittencourt, aluna do curso de Formação em Psicologia Escolar


“Uma equipe só conseguirá encantar os clientes na medida em que a empresa saiba encantar sua equipe primeiro”. Essa frase pode e deve ser adaptada ao ambiente da escola. Ao trazermos a necessidade de encantamento dos profissionais que estão dentro desta instituição, trazemos também a importância de cuidarmos e acolhermos estes profissionais.


Principalmente ao mencionar a classe dos professores, falamos de índices altíssimos de síndrome de burnout, afastamento do trabalho por doenças mentais, ou sentimentos de insatisfação geral e frustração com o próprio trabalho, além de jornadas de trabalho exaustivas, essas muitas vezes motivadas pelos baixos salários praticados no mercado. A condição de trabalho do professor, principalmente no Brasil, é denunciada há anos por diversos profissionais, e pouquíssimo foi alterado neste campo de trabalho.


A importância de se tratar adequadamente estes profissionais para que o ambiente de trabalho seja prazeroso e, portanto, produtivo, vai além do benefício de um serviço bem prestado e, com isso, o lucro monetário visado pelas escolas particulares. Professores não começam a carreira de licenciatura ou de pedagogia pelo estímulo financeiro, ou pelos benefícios do trabalho como se vê em empresas grandes. O estímulo, normalmente e principalmente na educação infantil, vem de um sentido de comunidade, de sociedade, de movimento social.


Por isso, cito a necessidade deste cuidado destes profissionais, muitas vezes pessoas nas quais a frustração só aumenta ao longo dos anos de carreira. É preciso estimular o ambiente coletivo de trabalho e o clima organizacional benéfico, em especial ao falarmos das escolas públicas brasileiras, pois é um trabalho de prevenção de futuras doenças mentais. É um estímulo para que a educação não continue a ser desvalorizada pela nossa sociedade.


Ao construir um bom espaço de trabalho dentro da escola, é evidente que os profissionais irão sentir-se mais estimulados a continuar seu trabalho e, portanto, serão mais produtivos. Ao serem mais produtivos, alimentam o sentido de comunidade de toda a geração que irá se tornar a classe trabalhadora do futuro. Esta contribuição é social, e seus benefícios são imensuráveis. Ao se falar das escolas particulares, o sentido de comunidade, suporte e de equipe, de integração e de importância dos componentes deste espaço irão levar os professores a “vestirem a camisa” da instituição. Desta forma, os benefícios são sociais e também monetários, no sentido de chamarem mais alunos à sua escola, permitir o crescimento da instituição, a manutenção e a estabilidade dos empregos, a satisfação pessoal e, impossível deixar de mencionar, também auxilia na manutenção da saúde mental dos profissionais daquele ambiente.


Como visto no curso de Formação em Psicologia Escolar do CAPE, é importante que, no momento da contratação, as expectativas dos profissionais estejam alinhadas com a cultura da escola, que os valores sejam alinhados. Nesse momento é importante evitar conflitos muito marcantes e procurar realizar o fit (alinhamento) cultural, não no sentido da submissão, mas no sentido do alinhamento de ideais. Os treinamentos de desenvolvimento de habilidades também são momentos de alinhar intenções, formas de trabalho e expectativas dos professores com a intenção de serviços que a escola pretende proporcionar.


Da mesma forma, atividades de integração entre os funcionários como festas de fim de ano, aniversariantes do mês, amigo oculto de páscoa e etc são importantes para alimentar o clima organizacional da empresa. Indicar um “padrinho” para os novos funcionários também é uma ótima maneira de estimular este clima de equipe, tanto para a nova pessoa que chega e é acolhida pela instituição, como a importância do senso de responsabilidade e comunidade que é dado ao “padrinho”.


O reconhecimento dos profissionais que, por motivo de tempo de casa ou de desempenho profissional, mereçam ser reconhecidos, demonstra à equipe que aquele espaço é um ambiente agradável para se trabalhar. Em conjunto com benefícios e um salário adequado ao trabalho, o sentimento de pertencimento dentro do ambiente escolar contribuirá para o melhor desempenho daqueles profissionais e melhorará, então, a qualidade do serviço proporcionado ao público pela escola.


Todas as atividades supracitadas podem ser desenvolvidas em ambos os ambientes escolares, particular e público. A separação só se fez necessária para levarmos em conta a saúde mental dos professores das escolas públicas por conta da precariedade de muitas instituições brasileiras. Mas o cuidado com os professores é uma questão de saúde pública, e um investimento no futuro do nosso país.




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