top of page
  • Foto do escritorCape Psicologia

O que te motiva para ser um profissional da Educação?

Texto escrito por Carolina Bittencourt, aluna do curso de Formação em Psicologia Escolar


O que me motiva a ser uma profissional de educação é a constante dinâmica que acontece dentro da escola, carregada pelos processos humanos. O espaço escolar não é fixo, e tentar esta rigidez é colocar nele uma pressão que não o cabe, irá quebrar.


A escola é viva; cheia de histórias, carregada de afetos e sentimentos, equilibrada pelas relações. Ela interfere e pelas pessoas é interferida. Ninguém sai da mesma forma depois que investe energia em um trabalho na educação. Nenhuma das pessoas que ali investem seu tempo chamam apenas de trabalho ou têm a motivação de apenas ganhar dinheiro (mesmo que, exaustas, afirmem isso). Os alunos, mesmo que obrigados a irem, em sua grande maioria beneficiam-se muito da troca no ambiente escolar. Assim, a escola é parte indispensável da nossa cultura, da nossa sociedade, da nossa história.


Mais importante do que aprender conteúdo, é na escola que conhecemos o mundo; é por ela que começamos a ensaiar a nossa vida desde jovem, nossas relações, e nossos amores. Como professores, são muitos caminhos e, na atual conjuntura, muito turbulentos. Como alunos, são oportunidades, chances, desafios. Como coordenadores, são trajetos de muita responsabilidade, que nunca deixarão de ensinar, mesmo ao mais experiente. Como psicólogos, é o privilégio de poder presenciar e trabalhar com essa dinâmica rica de trocas que acontece no espaço escolar.


Como psicólogos escolares, temos a chance de distinguir rostos de multidões, alunos de números, reconhecer sorrisos e olhares. Temos a oportunidade de conhecer e trabalhar com as histórias que chegam até nós, e com muito mais do que o ensino de uma matéria, mas auxiliar as crianças e os jovens a aprender a lidar com a vida que eles terão lá fora. A habilidade social, a criatividade frente aos problemas, a superação de dificuldades em prol do estudo, a responsabilidade que aprendemos na escola, para mim, são as bases de uma sociedade potente. São estes desenvolvimentos que permitem uma aprendizagem consistente, de um conteúdo que o aluno levará não para a prova mas para sua vida.


A escola é o espaço de construir uma nova sociedade: mais justa, mais fiel com seus sentimentos e mais responsável. Eu acredito no potencial que esta instituição possui, e

passei a acreditar ainda mais quando vi crescer a importância do psicólogo escolar dentro deste ambiente. Os psicólogos constroem, então, em conjunto com os professores, coordenadores, e as equipes mais diversas, a Escola.


E você? O que te motiva para ser um profissional da Educação?


Conheça mais sobre a motivação dos profissionais da educação nos cursos Professor como Pessoa e Profissional e Formação em Psicologia Escolar




2.670 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page