top of page
  • Foto do escritorCape Psicologia

Principais Cuidados da Orientação Profissional no Ensino Médio

por Melina de Oliveira Bastos Martins, aluna do curso de Formação em Psicologia Escolar


A orientação profissional é uma prática muito voltada para o público adolescente com

o objetivo de auxiliar em questões relacionadas ao mundo de trabalho. O responsável por atuar nesta área, normalmente dentro do ambiente escolar, deve estar preparado para desempenhar este papel, dominando os conteúdos necessários, bem como as técnicas e estratégias importantes para o desenvolvimento dos estudantes.


O aconselhamento profissional deve ser baseado em 3 fatores principais:


  1. Formação Teórica - possibilita o aprendizado de abordagens clássicas e contemporâneas sobre o tema de orientação profissional, favorecendo o domínio de técnicas de entrevistas, de dinâmicas individuais e para grupos e o conhecimento das legislações sobre a atuação do profissional;

  2. Formação prática - visa aprimorar as habilidades de planejamento, contextualização do problema do sujeito e de intervenções possíveis para cada situação;

  3. Desenvolvimento pessoal e ético - tem como objetivo o autoconhecimento acerca do próprio desenvolvimento de carreira, em busca de manter-se sempre atualizado sobre os temas que se propõe a trabalhar, estando ciente do seu Código de Ética Profissional. (Lassance et. al, 2007).

Quando se oferece um serviço de aconselhamento, é importante que se respeite as

necessidades individuais de cada sujeito, e para isso o profissional deve ter a capacitação adequada para tanto. Desta forma, entendo que um dos cuidados principais de quem atua com estudantes de Ensino Médio nesta área seria o de garantir uma abordagem individualizada, centrada no indivíduo e nas suas características pessoais. Cada aluno possui interesses, habilidades e valores que são únicos e é essencial que o orientador se aprofunde nestas questões, possibilitando um aconselhamento mais efetivo em relação ao seu futuro profissional. Além disso, os adolescentes estão em uma fase muito importante do seu desenvolvimento, na qual sua identidade ainda está em formação e as expectativas internas e externas podem se confundir, sendo assim, esse olhar mais individual permite que se respeite essa fase transicional do Ensino Médio e possibilita maior clareza nas suas escolhas.

O profissional de orientação profissional tende a promover autoconhecimento e um

desenvolvimento crítico sobre si e sobre o meio em que o estudante vive, por isso é

fundamental que se foque na individualidade para que os jovens tomem suas próprias

decisões com confiança em si e no futuro que buscam.


REFERÊNCIAS

LASSANCE, Maria Célia Pacheco; MELO-SILVA, Lucy Leal; BARDAGI, Marúcia Patta;

PARADISO, Ângela Carina. Competências do orientador profissional: uma proposta

brasileira com vistas à formação e certificação. Revista Brasileira de Orientação

Profissional, v. 8, n. 1, p. 19-34, 2007.





12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page