1 – Fenômeno Grupal – as panelinhas ou sub-grupos são um fenômeno grupal que ocorre em todos os grupos sociais, não apenas nas escolas. Em todas as turmas escolares observam-se variadas panelinhas de alunos que se agrupam de forma expontânea, por apresentarem semelhanças uns com os outros.
2 – Semelhanças – os alunos que formam uma panelinha em sala de aula percebem semelhanças entre si, sejam características pessoais; de valores ou até mesmo de dificuldades ou facilidades. É comum encontrar as panelinhas dos alunos muito estudiosos (os nerds); das meninas vaidosas e consumistas (as patricinhas), dos bagunceiros (a turma do fundão); dos esportistas, dos festeiros, etc Assim as panelinhas constróem e reforçam aspectos de identidade e geram importante sentimento de pertencer a um grupo de iguais.
3- Aspectos positivos – as panelinhas proporcionam aos seus participantes o poder de grupo que consiste em ter a força, o apoio e a proteção de seus semelhantes e o direito de ser diferente da maioria. Ao pertencer a uma panelinha, um aluno tem mais facilidade em manifestar suas diferenças em relação a turma pois mesmo que seja mal visto pelos demais colegas, em seu sub-grupo, ele será apoiado.
4 – Fronteiras – um aluno pode pertencer a uma panela e transitar por outras ao mesmo tempo. Isso ocorre quando estas tem fronteiras permeáveis possibilitando a flexibilização da entrada e saída de seus membros e de outros colegas. Estes sub-grupos mantem suas principais características mas experimentam outros grupos e outras identidades. Já as panelinhas com fronteiras rígidas não aceitam a circulação de outros colegas em seu meio e nem permitem eventuais saídas de seu próprio grupo. São sub-grupos fechados que excluem os colegas de forma pejorativa e criam um clima negativo de rivalidade destrutiva na sala de aula.
5 – Intervenção – No caso de uma turma ter várias panelinhas fechadas, faz-se necessária a intervenção externa neste grupo por parte dos professores e/ou do Serviço de Psicologia Escolar, no sentido de favorecer o relacionamento entre os sub-grupos de alunos, desfazendo estereótipos e exclusões. Quando as turmas toleram e aproveitam a convivência de várias panelinhas constróem uma importante experiência democrática.
Comments