top of page
  • Foto do escritorCape Psicologia

O Ensino Precisa Favorecer a Arte de Agir (E. Morin)

Atualizado: 26 de jun. de 2020

O jornal Zero Hora, apresentou hoje uma nova campanha institucional: a Educação Precisa de Respostas. Trata-se de uma campanha importante que traduz uma preocupação séria de toda sociedade brasileira e diga-se, é louvável que a principal empresa de comunicação do sul do país emcampe.


No entanto, consideramos que a Educação não precisa mais de respostas, os profissionais de Educação já discutiram infindas vezes sobre os problemas educacionais, sobre métodos de ensino, sobre desvalorização docente e os resultados caóticos do sistema educacional brasileiro.


O que a Educação precisa é de ação. Pensa-se muito e age-se pouco. Debates sobre os problemas e suas soluções educacionais são frequentes, em todas as escolas e faculdades. Mas as conclusões não se estendem além dos seminários e palestras, não entram dentro de sala da aula. Nós precisamos é que os pensamentos aconteçam, que as teorias se transformem em práticas reais e efetivas.


E a incumbência de fazer acontecer nas escolas é primordialmente dos gestores escolares, dos diretores e coordenadores, daqueles que administram a realização da Educação.


Na sua imensa maioria, estes profissionais têm formação em pedagogia ou licenciaturas, mas tem pouco conhecimento técnico em gestão escolar.


As Escolas da atualidade necessitam visualizar novas possibilidades de agregação de valor às suas práticas, visualizando cenários externos e internos como fator decisivo para seu posicionamento no mercado. Neste sentido, pensar as estratégias e a forma como gerir o conhecimento das pessoas que constroem o dia a dia da Escola definem-se como pilares fundamentais na direção da melhoria contínua e sustentabilidade das organizações em Educação.


Levando estas questões em consideração, o CAPE desenvolveu o curso de Gestão Escolar, que tem o objetivo de visualizar tais possibilidades, refletir sobre elas e analisar casos práticos em direção à construção de conhecimento acerca dos principais fatores de sucesso que cada escola pode construir para si própria, conforme seu contexto.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page