• Cape Psicologia

“Colocar a Tranca Depois da Porta Arrombada” – Reflexão sobre o Dia do Psicólogo

pela psicóloga Vivien Rose Böck

Semana passada, após o lamentável incidente na escola estadual de Charqueadas-RS, quando um ex-aluno agrediu 3 estudantes, a preocupação das autoridades locais era proporcionar um retorno, o mais tranquilo possível, aos alunos e docentes. Para tanto foram acionados psicólogos para os receberem e tentarem minimizar o trauma perpetrado na comunidade escolar. Assim também foi em Suzano, quando 2 jovens invadiram uma escola e agrediram, mataram e se suicidaram. A direção chamou psicólogos para atenderem o sofrimento psicológico que estes casos despertam nos estudantes, familiares e professores.

Depois que estas tragédias ocorreram, ambas motivadas por desejo de vingança por bullyings anteriores, psicólogos foram convocados para minimizar a dor emocional. É como colocar tranca depois que a porta foi arrombada. Os psicólogos são agentes de saúde mental que deveriam estar trabalhando junto aos alunos e docentes para prevenir ou detectar a possibilidade destas tensões antes elas que ocorram.

Cada vez mais as escolas são o depositário das tensões da sociedade e é necessário que haja profissionais aptos a criar espaços para projetos de prevenção e intervenção de violência escolar; bullying e cyberbullying assim como fazer frente ao desgaste motivacional dos professores. Os docentes encontram-se sobrecarregados e às vezes, perdidos em relação a falta de limites dos alunos, as dificuldades de relacionamento e comportamento. Da mesma forma , as famílias pedem orientação quanto à educação emocional de seus filhos.

Faz-se necessário o desenvolvimento de competências socioemocionais (indicadas pela BNCC) nos alunos como habilidades sociais, liderança, empatia e resiliência, aspectos que comprovadamente colaboram no aumento da aprendizagem e na diminuição dos conflitos escolares.

A maioria das nossas instituições de ensino particulares conta com psicólogos escolares no seu trabalho cotidiano mas as nossas escolas públicas contam com eles somente depois que as tragédias se sucederam, justamente estas que recebem as maiores demandas socioemocionais da população.

Dia 27 de agosto é Dia do Psicólogo, momento para refletirmos que toda a sociedade deve contar com seu trabalho, principalmente junto de nosso maior patrimônio: as crianças e jovens do Brasil.

<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/padrao”>Padrão foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

#Bullying #DiadoPsicólogo #escola #Suzano

0 visualização
Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone/Whats: (51) 99358.3136 

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br