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A Escola como instituição de socialização

Leia abaixo um trecho do artigo da psicóloga Denise da Silva Maia, professora do novo curso do Cape Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Escola, que inicia no dia 04 de abril e está com inscrições abertas:

A escola, além de um local de formação acadêmica, é uma importante instituição de socialização. Como espaço em que as crianças passam grande parte de seu tempo, relacionando-se entre si e com adultos, cabe-lhe um papel fundamental no desenvolvimento social, provendo modelos (comportamentos e atitudes) e promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades sociais (Casares & Moreno, 1998).

Simultaneamente, é nesse complexo cenário de convivência que cada criança estará constituindo-se como sujeito; ao relacionar-se com os outros, estará também construindo uma identidade pessoal. Aprender a conviver e aprender a ser, dois dos quatro pilares propostos por Delors (1999) como base da educação para o século XXI, está, a nosso ver, radicalmente interligado: um processo não é possível sem o outro. (…)

O desenvolvimento de habilidades sociais é um dos aspectos mais sublinhados por pesquisadores como forma de melhorar a convivência, pois o desenvolvimento de habilidades sociais leva a um aumento da competência interpessoal ou competência social. (…)

As habilidades sociais devem ser ensinadas direta e sistematicamente (Casares & Moreno, 1998). Isso implica incluí-las no currículo escolar, delimitando um tempo específico e desenvolvendo atividades didáticas para a obtenção dos objetivos propostos.

Um repertório elaborado de HS, bem como a competência social na infância, estão diretamente relacionados ao bem-estar e são fatores de proteção a um desenvolvimento saudável, já que aumentam a capacidade da criança em lidar com situações adversas e estressantes (Del Prette & Del Prette, 2005; Maia, 2006).

Trechos do artigo De Peter Pan a Pinóquio: o desenvolvimento da habilidade de autocontrole e a convivência escolar, de Denise da Silva Maia e Mariana Bernardes Goulart, publicado na Revista Electrónica de Investigación y Docencia, n. 11. 2014.

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