• Cape Psicologia

A Responsabilidade de Educar: papel da família ou da escola?

Nossa aluna do curso de Formação em Psicologia Escolar EAD, Flávia Vasata Furtado, de Caxias do Sul, descreve abaixo seu posicionamento sobre o argumento frequente de que a escola tem a função de ensinar e que educar é obrigação da família. Confira:

Nas Escolas, infelizmente, ainda é muito comum ouvir o discurso dos professores, principalmente frente à indisciplina e/ou dificuldade dos alunos, estarem vinculados à falha da família no papel de educar seus filhos.

Penso que através deste discurso, os professores se eximem do seu papel, enquanto educadores, culpabilizando a família pelas dificuldades encontradas com este aluno, que muitas vezes estão relacionadas à própria dificuldade do educador em enxergar aquele aluno, em sua singularidade, com falhas, mas também com muitas potencialidades, independente de sua família.

Lidar com as diferenças apresentadas por estes alunos, acaba exigindo que estes professores estejam abertos a se vincularem com os mesmos, a compreenderem a sua realidade, podendo assim contribuir também para sua aprendizagem. A Escola deve refletir sobre sua verdadeira função, que não se restringe apenas ao ensino do conhecimento formal, mas também a educação sobre valores, sobre ser um cidadão de opinião, com deveres e direitos.

A Escola passa a ser para estas crianças e adolescentes o segundo agente socializador, onde novas relações são construídas, assim como novos princípios de convivência são estabelecidos, desta forma a Escola tem um papel importante na vida destes alunos, que vai além das disciplinas ensinadas. Aquele aluno, com dificuldades, indisciplinado, também é de nossa responsabilidade, assim quando há falhas destes, também é nosso papel refletirmos o que poderia ser feito de diferente para que estas falhas fossem trabalhadas.

Ao responsabilizarmos, apenas a família, pela educação de seus filhos, podemos questionar: o que seria daqueles que não possuem uma família afetiva, que os acompanhe e os “eduque”? Desistimos destes alunos, uma vez que a família não se responsabiliza por sua educação? Penso que estas são algumas das reflexões que devem ser feitas aos professores. Eles precisam ter a consciência de que a Escola tem um papel importante na vida destas crianças e adolescentes, que vai além do ensino. A Escola, educa, educa para o mundo, ao possibilitar a este aluno, novas formas de relações interpessoais, seja entre os colegas, ou com figuras de autoridade, assim como, contribui para que eles convivam com valores e princípios, que podem estar distantes de sua realidade, mas que permitam uma nova visão de mundo. Deste modo, podemos ter cidadãos mais responsáveis e éticos, e consequentemente, uma sociedade mais humana e justa.

0 visualização
Entre em Contato

E-mail: cape@capepsi.com.br

Telefone/Whats: (51) 99358.3136 

Escreva seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e avisos de abertura de cursos:

Siga-nos no facebook:

CAPE - Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia - cape@capepsi.com.br